Saiba como escolher a tinta ideal para pintar a casa

Saber escolher a tinta correta ao pintar a casa é essencial para obter um ótimo desempenho em acabamento e durabilidade. O primeiro passo é saber que não existe uma única tinta ideal para toda e qualquer superfície. Cada uma tem a sua especificidade e, em virtude disso, os objetos recomendados para a sua aplicação.

Ao comprar a tinta para a pintura de casa, também é importante saber a quantidade que será necessária. É preciso calcular a área que vai receber a coloração. Para isso, deve-se medir a parede e multiplicar o tamanho pela altura do pé-direito (do chão ao teto). O resultado da equação determina a metragem total. Esta deve ser multiplicada pelo número de demãos, que geralmente são duas ou três.

Determinada a área para pintar a casa, vamos às principais tintas para pintar a casa e seus usos:

Tinta látex PVA – adequada para a pintura da parte interna da casa. Neste quesito, ela pode ser usada sobre uma camada anterior de tinta, dado o seu grande poder de recobrimento. A limpeza é feita apenas com pano úmido e a superfície não pode ser lavada. A tinta não deve ser aplicada em áreas molhadas ou que possam receber chuva e para recobrimento de acabamentos em alto brilho.

Tinta acrílica – tem alto poder de impermeabilidade e, por isso, é indicada para a pintura de áreas externas e molhadas da casa, como cozinha e lavabo. Sua limpeza é feita com pano úmido, mas a superfície também pode ser lavada. É mais brilhante que o látex, embora também exista a sua versão fosca.

Tinta esmalte – é destinada para pintar a casa em superfícies de ferro, como janelas de ferro, corrimão e estrutura metálica. Além disso, é ideal para a pintura de objetos de madeira, como portas, pelo alto nível de manuseio. Assim com a tinta acrílica, tem alto brilho, embora exista a opção fosca.

Tinta epóxi e poliuretano – tem um uso específico, sendo recomendada para a pintura de superfícies inundadas da casa, como caixas d’água e piscinas. Também pode ser usada em áreas molhadas, como banheiros, boxes e cozinhas, desde que combinada com outros revestimentos, de preferência, que não sejam cerâmicos.

Tinta verniz acrílico – pode ser usada para pintar a casa em superfícies internas e externas. Serve para proteger e impermeabilizar alvenaria, concreto aparente, cerâmica porosa, telhas de barro e tijolos.

Deixe um Comentário

Compartilhe!
abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Curtir a Hestia no Facebook
Busca por Tags