Saiba como declarar a venda do imóvel no Imposto de Renda

A venda de um imóvel também costuma levantar questões em relação a como declarar essa transação no Imposto de Renda. O contador Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos explica como um imóvel vendido no ano passado deve figurar na declaração deste ano. “Basta lançar que ele foi vendido. Deve constar no histórico da venda seu valor, o nome e o CPF do comprador e a data da venda.”

O lançamento deve ser feito no campo de bens e direitos da declaração. Santos reforça que o imposto pelo ganho de capital – diferença entre o que foi pago pelo imóvel menos seu custo histórico (o declarado anteriormente pelo vendedor) somada às benfeitorias realizadas antes da venda e às taxas de corretagem -, de 15%, deve ser pago no último dia útil do mês seguinte à venda.

O advogado Celso Grisi alerta para a importância do lançamento de 100% do valor comercializado do imóvel. “O registro de imóveis e as imobiliárias são obrigados a repassar o valor do bem vendido à Receita Federal. Ou seja, mesmo que comprador e vendedor não declarem o valor total da transação, o fisco tem como descobrir a quantia exata.”

Reforma – Melhorias feitas no imóvel –antes da venda– também têm de ser declaradas. “O custo da reforma deverá ser discriminado no campo de pagamentos, aumentando o valor do bem”, explica Cassio Cubero, advogado da área empresarial. É importante guardar notas fiscais tanto da mão-de-obra como dos produtos utilizados na reforma para “comprovar os recursos utilizados”.

Fonte: Folha de São Paulo.

7 Comentaram “Saiba como declarar a venda do imóvel no Imposto de Renda”

  • João Carlos Simioli disse:

    Obrigado, até que emfim descobri onde lanço que vendi um imovel sem obter o lucro, só tive prejuizo e ainda não ficava claro onde declarar

  • bloghestia disse:

    Olá João Carlos.

    Que bom que pudemos ajudar. Obrigada pelo comentário.

    Atenciosamente,

    Maria Emilia Staczuk | Assessoria de Imprensa

  • luiz toth disse:

    Um conhecido tem o imóvel que foi lançado na declaração do IR em 2005, desde la não lançou mais.
    Ele esta para vender este imóvel pelo valor de R$300.000,00.
    Pergunto;
    Ele precisa lançar este imóvel em retificação das declarações desde a data de 2005?
    Caso ele venda e não compre outro imovel, vai precisar pagar imposto?
    Caso ele não lance este imovel como ele vai ajustar i IR de 2011.

  • Tarcisio Costa disse:

    Estamos vendendo por 500mil apto no Rio de Janeiro que foi de meu Pai, falecido há treze anos e cujo inventário está concluido desde 2003, ficando a metade pra minha Mãe e 25% para cada filho, logo tenho 25% do imóvel ou 125mil na venda.
    Devo informar que nunca declarei à Receita federal este 25% do apto que foi adquirido por meu Pai em 1950, mas apenas minha casa onde resido há 35 anos em Campinas -SP..
    Pergunto, Primeiro se estou isento de recolher os 15% de imposto face ao acima exposto. SEGUNDO, no caso de ter que recolher imposto, como calcular o lucro imobiliário, considerando que o imóvel só teve o inventário concluido em 2003? e sobre que valor nesse caso???
    Grato

  • luiz alberto disse:

    comprei um apto em 2009 financiado pelo bco santander, vendi minha casa em 2010 tb financiada pelo comprador(97.000,00), aproveitei a possibilidade de não ter mais este último imóvel para amortizar o saldo devedor com o fgts(50.150,00) e quitei outro emprétimo contraido para completar o pagto do apto, em torno de 7.000,00, como faço para declarar estes movimentos na Declaração de ir deste ano.obrigado

  • bloghestia disse:

    Prezada Paula,
    Primeiramente gostaria de agradecer a confiança em enviar as suas dúvidas para nós.
    A compra de 50% do imóvel você declarará diretamente em bens e direitos.
    O vendedor deve declarar através do programa “Ganho de Capital 2011” a operação de venda e consequentemente efetuar a importação para o programa “IRPF2012”.
    Para operação de liquidação de financiamento, deverá efetuar o “zeramento” na parte de dívida e ônus. E o desconto deve ser lançado em rendimentos isentos, na linha 15 e especificar a operação.

  • bloghestia disse:

    Prezado Sr Manoel,
    Primeiramente gostaríamos de agradecer a confiança em enviar as suas dúvidas para nós.
    Item 1 – O valor do imposto pago sobre o ganho da capital deve ser declarado.
    Deve-se preencher o programa “GANHO DE CAPITAL 2011” e importar as informações para o programa IRPF2012. No momento do preenchimento do programa Ganho de Capital 2011 há um item onde informa o valor do imposto pago.
    Item 2 – Não compreendemos a exatidão da operação, o valor de 3.800.000,00 refere-se ao custo de aquisição do imóvel? Favor detalhar a operação para uma correta orientação para esta situação.

Deixe um Comentário

Compartilhe!
abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Curtir a Hestia no Facebook
Busca por Tags