Cores para parede do seu apartamento novo, como escolher?

As cores vivas estão em alta quando o assunto é a pintura das paredes do apartamento novo. É o que dizem os especialistas. De acordo com designer de interiores da Todeschini, Helder Yurk, se destacam amarelo, verde, roxo, laranja o azul e suas variações. O mercado traz novidades, como os tons metalizados, champagne e cítrico. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para não errar.

Na hora de escolher as cores para as paredes internas ou externas, deve-se levar em conta a sensação que se pretende transmitir ou sentir no ambiente e o perfil do morador. Além disso, é importante desenvolver um projeto que contemple tanto as cores de cada ambiente, quanto à mobília, pois, resultam em áreas maiores e possibilitam na composição a compensação da harmonia.

Para o teto, o branco ainda é o preferido. Também é possível usar a mesma opção das cores escolhidas para as paredes, deste que seja leve e suave. A orientação é que a escolha seja pelos tons mais foscos e não brilhantes, para esconder eventuais imperfeições no gesso ou da própria laje. A combinação entre teto e parede pode se dar por contraste ou semelhança.

Em relação às texturas em paredes, os amadeirados estão em alta, assim como os materiais rústicos, que favorecem aspectos da natureza. Como exemplo, Yurk cita padrões como concreto, madeiras de demolição, fibras naturais, lâminas de cobre de alumínio. Inseridos no ambiente, eles trazem aconchego, modernidade e principalmente a sustentabilidade.

Cores para Apartamento

Para quem prefere utilizar cores fortes para paredes, a dica para decoração é optar por móveis mais claros, limpos e simples. As cores para parede escuras devem ser usadas com muita prudência, pois podem diminuir o espaço. Yurk lembra ainda que, para as paredes internas, também estão em evidência as tintas com efeitos de 3D, além dos marmorizados, acrílicos metalizados, com fundos magnéticos e antibacterianos.

Na primeira modalidade, utilizam-se matizes e tons da mesma cor, criando ambientes monocromáticos. Porém, cuidado: ela pode tornar os ambientes monótonos e cansativos. A combinação por contraste busca o equilíbrio, por meio de cores complementares nas paredes. Nesta opção, o efeito também é buscado nos objetos de decoração, luminárias e estofados. Para não errar na escolha das cores para pintar o apartamento novo, aprenda como combiná-las com base no círculo monocromático abaixo.

Deixe um Comentário

Compartilhe!
abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Curtir a Hestia no Facebook
Busca por Tags